O novo Honda Civic hatch europeu mudou muito em relação ao modelo anterior, lançado originalmente em 2006. Visualmente, as mudanças mais drásticas são as lâmpadas traseiras que se mesclam no aerofólio, um estilo que deu certo no visual do Honda CR-V. A frente também mudou bastante, com grade e faróis totalmente reformulados (veja fotos do modelo novo e do antigo).
Quase todos os componentes do carro são novos e o que ficou foi melhorado como a suspensão, que está mais confortável e com menos ruído; o material do acabamento interno é melhor e o design cerca de 12% mais aerodinâmico.
Todas essas mudanças são resultado de um trabalho de pesquisa que perguntou a motoristas e à imprensa especializada, em que o Civic de 2006 poderia melhorar. Outro fator importante que apareceu são motores mais econômicos e menos poluentes, principalmente pelo aumento de preços dos combustíveis e do novo contexto econômico europeu.
Neste início de vida, o novo Honda Civic hatch estará disponível na Europa com três motores: dois blocos a gasolina i-VTEC de 1.4l (100 cv) e de 1.8l (142 cv) e um bloco 2.2l i-DTEC a diesel (150 cv). Todos com caixa manual de seis velocidades e recursos que economizam de combustível, entre eles o Eco Assist e Idle Stop. Em relação aos antecessores, a unidade 2.2l ficou 20% mais econômica e a 1.8l, 10%. Caixa automática é opcional.
No começo do verão europeu, um modelo Type R (versão de alto desempenho do Civic hatch) foi visto em teste no circuito de Nürburgring. Um funcionário da área de pesquisa da Honda também confirmou para o modelo um motor turbo 2.0-litro de 300 cavalos. A definição disso, somente em 2013.
Por enquanto, a Honda ainda não divulgou os preços do novo Civic hatch. O site da marca mostra até agora o catálogo do carro com informações técnicas e diz que em breve os preços serão anunciados como "Ofertas de Natal".
Em 1992, quando o Honda Civic de quinta geração veio importado para o Brasil, ele era vendido nas configurações hatch e sedan. A versão cupê chegou em 1994. Quando a sexta geração veio no final de 1995, logo depois em 1997 a versão sedan foi nacionalizada.
Uma versão do Civic hatch bem conhecida no mercado brasileiro na época foi a VTi de 160 cavalos. Em 1998, deixa de ser importado por causa da baixa procura e do alto preço. O hatch na época custava cerca de R$ 50 mil.
Se hoje, um novo Civic hatch semelhante ao europeu fosse vendido aqui, faria sucesso como o sedan? Pelo menos seria uma ótima novidade da Honda para o Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário